Blog

Por que acontece a hérnia de disco?

A patologia, que atinge um número considerável de pessoas, pode surgir em decorrência de um trauma ou por esforço excessivo. Outros pacientes também podem desenvolver a hérnia de disco em virtude do envelhecimento que promove o desgaste natural dos discos ou ainda por fatores genéticos.

O principal fator é a má postura. Pois se a pessoa tiver a postura das vértebras da coluna alterada, ainda diminuição do espaço discal , o disco (que um amortecedor entre as vértebras) já tende a desidratar, o que gera fragilidade em sua estrutura e aumenta os riscos de ruptura e, conseqüentemente, de herniação. Pois causa compressão nesse “amortecedor” de forma desigual. Igual você pisar no canto de num balão, ele ira aumentar para lado contrario. Mas se pisar examente no meio do balão ele se espalha por igual.

Os benefícios da RPG

O RPG (Reeducação Postural Global) tratamento conservador vem como ferramenta fundamental para tratar a causa das hérnias, que é a má postura e dimuição do espaço interdiscal.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um desses tratamentos, reportado como seguro e adequado em pacientes com hérnia de disco. A RPG é um método desenvolvido por Philippe Souchard que utiliza oito posturas terapêuticas para o alongamento dos músculos organizados em cadeias musculares, com resultados positivos na melhora da amplitude de movimento, qualidade de vida e alivio dos sintomas em pacientes com hérnia de disco.