Blog

Pilates- controle do movimento

O pilates está baseado tanto nos princípios da cultura oriental, relacionado às noções de concentração, equilíbrio, percepção, controle corporal e flexibilidade, como da cultura ocidental, destacando à força e o tônus muscular.

Trata-se de um método de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente estruturados por conhecimentos na anatomia humana, fisiologia e biomecânica do movimento

O controle do movimento é um dos princípios fundamentais do método Pilates, que depende inicialmente do princípio da concentração. Ambos os princípios devem ser trabalhados constantemente para que toda a musculatura participe dos movimentos, sem que haja negligência de nenhum segmento corporal.

A qualidade do movimento é enfatizada em vez de incentivar a repetição sem sentido. Aumentar o número de repetições para alcançar maior desempenho, sem as devidas correções, pode levar a somatizações de erros. Por isso a perfeição no movimento é prioridade.

O pilates nos auxilia na correção de hábitos posturais inadequados que por falta de consciência corporal acabam causando lesões, promovendo através deste contato cultural a melhora da propriocepção, percepção e alinhamento corporal.

Por isso é um método revolucionário, e irá ajudar você também a vencer suas dores.