Blog

História do Pilates

Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha. Ele foi uma criança frágil, asmática, raquítica e com febre reumática, porém tornou-se tão determinado a melhorar a sua condição física que devotou-se ao estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio.

Joseph Pilates deu o nome do seu método de “Contrologia”. Segundo ele, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Mas seu sobrenome ficou com o nome do método, "Pilates".

Em 1912, Joseph Pilates se mudou para a Inglaterra,Dois anos depois, em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, Joe foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. Foi aí que o método começou a ganhar forma. Pilates foi levado para o campo de concentração da ilha de Man.

Joseph insistia para que todos participassem das rotinas diárias de exercícios, para manter o bem-estar físico e mental. Assim esses prisioneiros sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma.

Mesmo assim, alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph não se contentou em deixar seus companheiros inativos e improvisou, tirando as molas dos colchões e prendendo na cabeceira das macas, para que eles também pudessem se exercitar. Assim surgiram os primeiros aparelhos baseados em mola.

Foi morar nos Estados Unidos, onde conheceu sua esposa, Anna Clara Zuener. O casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque, por volta de 1929.

A popularidade só aumentava, e na década de 60 o estúdio começou a ser conhecido também fora de Nova Iorque. Joseph e Clara ensinaram e supervisionaram seus alunos ativamente até esse período. Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. A técnica de Pilates promove a consciência da respiração e da postura.

Hoje, o método Pilates é conhecido em todo o mundo e seus benefícios são estendidos a todas as pessoas, de idades, tamanhos e condições físicas diferentes.