Por que tantas pessoas tem dores nas costas?

Dores nas costas está cada vez mais comum, por sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada, não conhecermos nosso corpo, etc. Não dar atenção à aquela, como chamo, “lembrança de dor”, antes de entrar na crise de dor mesmo.

Porque a dor é nossa amiga, não inimiga, ela é como alarme de um carro, serve para chamar atenção que algo está errado. E desligar o alarme e não olhar o que está acontencendo com o carro é burrice, porque talvez quando você for ver seu carro já foi roubado. Então só retirar a dor sem saber qual o motivo, qual a causa dela não faz sentido, o problema continuará lá e com certeza vai piorar com o tempo.

Dor nas costas pode ter relação com muitos fatores, tem relação com a postura, o esqueleto, os músculos, as vísceras... Por isso uma avaliação criteriosa é muito importante e imprescindível, para o tratamento adequado.

Além do tratamento correto, tratando a causa e não só o sintoma, que é a dor, é necessário o paciente aprender e a saber se movimentar se exercitar da forma correta, aprender consciência corporal para se conhecer e não deixar uma “lembrança de dor” chegar a crise.

E imprescindível se movimentar, quanto mais em repouso, como muitos estudos mostram, pior a dor fica. Mas você precisa saber como se movimentar e dependo de cada problema e fase da dor que o paciente apresenta, ensinamos movimentos até voltar a se exercitar normalmente.

Faça uma avaliação conosco, para tratar a causa da sua dor.