Blog

Degeneração Discal

Um dos maiores causadores de dor lombar baixa é a degeneração do disco intervertebral, que funciona como um amortecedor das cargas que sofrem diariamente as vértebras. Com o passar dos anos, o disco envelhece e desgasta, desidratando e tornando-se mais rígido e quebradiço, não conseguindo resistir às tensões exercidas sobre ele.. No processo degenerativo, o disco pode inflamar e gerar uma dor profunda nas costas, chamada de dor discogênica.

Além desta dor nas costas, a degeneração do disco pode levar às hérnias de disco, que são extrusões do núcleo do disco intervertebral em direção aos nervos, gerando sintomas irradiados para os membros inferiores.

A progressão da degeneração e a consequente movimentação anormal (não fisiológica) da coluna podem gerar outras condições da coluna, como a espondilolistese, a degeneração das facetas articulares, osteofitose (bicos de papagaio) e escoliose degenerativa.

Por isso, o tratamento para aumentar espaço intervertebral, estabilização das vértebras, equilíbrio das articulações e reeducação da postura é necessário para prevenir essa degeneração discal levar a uma hérnia de disco.

Venha tratar e prevenir esses problemas conosco.