Blog

Cervicobraquialgia - dor pescoço até no braço

Cervicobraquialgia – dor no pescoço que vai até o braço

Essa dor normalmente tem origem na coluna cervical que comprime os nervos do membros superiores e irradiam dor para eles. Também pode ser comprimido no trajeto, pois o plexo braquial (nervos que vão para braços) passa dentro da goteira subclávia da face superior da primeira costela, entre as inserções do escaleno anterior e médio. A retração ou contratura destes músculos leva a uma constrição na região subclávia, causando as dores irradiadas para os membros superiores.

Para tratar essa dor temos que analisar todas as possibilidades de compressão nervosa que possa existir, primeiramente muito provável um diminuição do espaço intervertebral da vértebras cervicais. Para aumentar esse espaço temos a Reeducação Postural Global , o RPG, que age nos músculos globalmente melhorando a postura e melhorando essa diminuição de espaço entre as vértebras, alem disso a tração e liberação miofascial que libera as tensões musculares da região cervical e primeira costela. A osteopatia trata observando o individuo como todo , analizando não só a postura e tensões musculares mas além disso todas repercuções que podem levar a essa dor cervical irradiada para braços.

Dores Referidas, que podem ocorrer por distúrbios viscerais. Isso ocorre porque estas vísceras são inervadas pelo nervo vago sendo assim, algumas vísceras podem produzir dores nessa região: Coração (MSE), Pulmão (dor em escalenos),Fígado(dor em MSD), Baço (dor em MSE),·Estômago (dor na região dos trapézios), Diafragma (ombros)

Descobrir as restrições teciduais, suas direções e parâmetros é o que nos possibilita saber que técnica usar e de que forma. Seguindo estes preceitos básicos, torna-se muito mais rápido e eficaz o tratamento da cervicobraquialgia com osteopatia.

Por isso uma avaliação criteriosa é necessária para realmente tratar de forma eficaz.